20- O erro protestante de ter uma mente fechada

04/03/2014 09:44

O mais dificil de se abrir no mundo é uma mentalidade fechada. As pessoas com este tipo de mentalidade tem suas cabeças enterradas na arena aparentemente crendo que desfrutam da verdade escondida em sua segurança e protegidas das influências exteriores. Se sentem cômodas onde estão e não querem mudar porque requer esforço.

Também estão temerosas de ter que admitir que estão em um erro se lhes for demonstrado. Isso as situaria em uma batalha com a soberba , raiz de todo o pecado. São vítimas do que é comumente chamado "certeza subjutiva".

Estão , " (...) sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade " ( II Timoteo 3:7).

Certeza objetiva significa a mente se conforma a verdade objetiva, A pessoa com certeza objetiva está completamente convencida da verdade porque é a verdade.

A pessoa com a certeza subjetiva está motivada por seus sentimentos, sejam estes baseados na verdade ou não. Aqueles que estão encerrados em sua certeza subjetiva estão somente enganando-se , pensando que estão corretos simplesmente porque são sinceros no que acreditam. de qualquer forma, a sinceridade é uma espada de dois gumes e pode induzir ao erro, porque tambémpode estar uam pessoa sinceramente equivocada.

" Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia. " 
I Corintios 10:12

As pessoas com mentalidade aberta, pelo menos escutará outros pontos de vista e por meio de investigações, estudo e oração poderá fazer decisões cautelosas sobre qual ponto de vista tem a verdade objetiva, na qual o guiará a certeja objetiva.

" Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. "

Filipenses 4:8

O que diz a Sagrada Escritura sobre a mente fechada?

" Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s). Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram. "

Mateus 13: 14-17

" A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. "

Romanos 1:18

" Mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal."

Romanos 2: 8

Pois bem, aqui os temos. Como aqueles com certeza subjetiva, resultando uma mente fechada, poderão algum dia encontrar a verdade?

A resposta é que não encontrarão a menos que abram as suas mentes.

A Escritura, como foi mostrado, nos manda abrir nossas mentes para explorar todas as avenidas apresentadas em nossa busca pela verdade.

Os protestantes dizem seguir SOMENTE a Escritura.

Percebe-se qe tendem a fazê-lo SOMENTE quando vá de acordo com suas opiniões pessoais, cada qual com sua própria " certidão subjetiva" individual.

De todas as formas, a Sagrada Escritura especifica claramente que devemos buscar a verdade e não pode fazer nada disso enquando esta ac\ncorado em uma mentalidade cerrada

—————

Voltar