O erro do "Buraco Negro"em sua história

04/03/2014 08:59

Em uma ocasião perguntaram ao Senhor Isaac Newton como pode ajuntar tato conhecimento sobre sua matéria no transcurso de sua vida, e prontamente, olhe respondeu: "Porque estive apoiado nos ombros dos gigantes".
Adquirir conhecimento sobre qualquer campo, incluindo da Teologia, é um processo contínuo (Joao 16:33) , onde um funda a base e a partir daí outros constroem sobre ele (I Corintios 3:10).
Se cometem erros pelo caminho, mas os seguidores conscientes se beneficiam dessas equivocações e o conhecimento se incrementa. O Protestantismo de qualquer forma, estando em severa desvantagem com a bola e a corrente da Solla Scriptura, não utiliza destes " gigantes " que caminharam muito antes que eles durante os primeiros mil e quinhentos anos do Cristianismo. O progresso teológico , os erros e as equivocações do passado são ignorados como se não houvessem existidos jamais.
Os protestantes estão exilados em um Buraco Negro de mil e quinhentos anos.
Para ser vitorioso em qualquer projeto, não se deve ignorar os triunfos e fracassos na história, pois é assim que cresce o conhecimento.
Aqueles que não se beneficiam dos erros de outros no passado, estão condenados a repetir as mesmas equivocações novamente e ao fazê-lo tomam passos que atrasam ao invés de progredir no conhecimento.
Aqueles que fracassam em beneficiar-se dos triunfos historicos estão sentenciados a reinventar a roda uma e outra vez.
" Todas as coisas se afadigam, mais do que se pode dizer. A vista não se farta de ver, o ouvido nunca se sacia de ouvir. O que foi é o que será: o que acontece é o que há de acontecer. Não há nada de novo debaixo do sol. Se é encontrada alguma coisa da qual se diz: Veja: isto é novo, ela já existia nos tempos passados. Não há memória do que é antigo, e nossos descendentes não deixarão memória junto daqueles que virão depois deles." Eclesiastes 1:8-11
Os protestantes tem medo de ler documentos historicos escritos antes da Reforma do Seculo XVI, pelo que podem encontrar neles.
Uma das conversões mais famoso do Protestantismo ao Catolicismo, é do Cardeal John Henry Newman , que escreveu em sua introdução ao tratado do "desenvolvimento da doutrina":
" Adentrar na historia é deixar de ser um Protestante ". Newman dejava " provar " por meio de documentos historicos que o Anglicanismo era a igreja "verdadeira" , a fundada por Jesus Cristo. Depois de uma dedicada investigação extensiva de documentos historicos genuinos, descobriu que a igreja Anglicananão era a Igreja que Jesus Cristo fundou senão a Igreja Catolica. Ante a tanta evidencia irresistivel, imediatamente se converteu a Igreja "verdadeira", a Igreja Catolica.
O que aconteceu com a Igreja Cristã depois de Atos 28:30? Não te interessa saber ainda que seja um pouquinho? Por acso o progresso historico da Igreja acabou por ai mesmo? Absolutamente não.
Mostre-me algum periodo da historia da Igreja em que os eventos daquele tempo não foram registrado por historiadores e escritores?
Convido a todos os protestantes a ler os registros da historia do Cristianismo, iniciando com os escritos historicos do primeiros e segundo seculo e que se tem disponivel na internet e em alguns artigos deste site.
Por acaso não está um pouco interessado em sua herança cristã, nas dificuldades e martirios de nossos ancestrais cristão que nos levou aonde estamos atualmente?
Se você se diz chamar " Cristão " certamente deveria se-lo. Pegue em Joao 16: 12-13 e observe o tempo futuro usado nos versiculos, revelando verdades vindouras reveladas pelo Espirito Santo. É o desenvolvimento da doutrina nas Escrituras atraves dos séculos. Estes passos que aumentam o conhecimento seculo apos seculo, foram registrados por muitos documentos historicos autenticos e estão disponiveis para sua leitura. Neles você verá o progresso do conhecimento da Igreja Cristã Primitiva através dos séculos.
Devo acrescentar que se resiste a ler a historia do Cristianismo, quer dizer que tem uma mentalidade fechada, tema que tratarei no decorrer destes artigos.

—————

Voltar